Statcounter

improvement makes straight roads, but the crooked roads without improvement, are roads of genius. william blake <>if music be the food of love, play on… William Shakespeare
.
Ele há coisas na vida que realmente são regeneradoras e que aguçam a criatividade. Por isso, e a pedido de várias famílias, e como parece que isto já vai sendo quase que uma colecção de 'cromos' aqui vai o registo / inventário do nick camaleão...

PODE O GOVERNO SFF COLOCAR EM LINHA OS ESTUDOS SOBRE O AEROPORTO DA OTA PARA QUE NA SOCIEDADE PORTUGUESA SE VALORIZE MAIS A 'BUSCA DE SOLUÇÕES' EM DETRIMENTO DA 'ESPECULAÇÃO'?

JÁ AGORA: PODE O GOVERNO, A CM DE ESPINHO E A REFER SFF COLOCAR EM LINHA OS ESTUDOS E PROJECTOS SOBRE O 'ENTERRAMENTO DA LINHA FÉRREA NA CIDADE DE ESPINHO'? CLICAR AQUI PARA SABER MAIS

29 maio 2005

finalmente darth vader



o tão ansiosamente aguardado último episódio da guerra de estrelas, o terceiro da nova geração, das recentes prequelas produzidas, e que vem trazer luz à primeira série que fez furor e revolucionou o cinema no final dos anos ’70 e nos anos ’80, tendo-se tornado então numa série cinematográfica de culto, integrando o imaginário colectivo de toda uma geração

daí também toda a expectativa que se foi formando em torno dos ‘novos’ episódios, que com o desenvolvimento da técnica cinematográfica lhes permitia a exploração de novas possibilidades. as duas primeiras prequelas (‘a ameaça fantasma’ e ‘o ataque dos clones’), contudo, desanimaram os mais acérrimos seguidores, através de uma concentração dos efeitos especiais e num distanciamento relativamente à trama, à história, aos diálogos, às personagens, etc.

ainda que tal tenha acontecido, a verdade é que era impossível ver até onde iria lucas na reconstrução de todo este imaginário intergaláctico. até porque este último episódio, a vingança dos sith, encerrava a segunda trilogia, e preenchia o lapso histórico entre a primeira série de filmes e esta nova. mais do que tudo isso, este episódio trazia consigo a revelação que todos andavam à procura, como se do mistério da vida, ou o do segredo da eterna juventude se tratasse: como anakin skywalker se transformou em darth vader.

e por tudo isto, o episódio iii, na verdade o sexto a ser produzido, vinha recheado de pontos de interesse, e nesse sentido não desencantou: este é o filme em que o mal leva a melhor (brian de palma terá dito numa entrevista que o mal dá muito melhores filmes do que o bem), em que o drama foi adensado, em que os efeitos especiais são expoente, mas simultaneamente discretos ao serviço da história e da acção, onde se dá o reforço mítico da série… fechando com chave de ouro a maior epopeia de ficção científica jamais realizada.

num outro registo, george lucas, à entrada para a estreia mundial deste último episódio, no festival de cannes, colocava a adesão às duas trilogias como que uma espécie de conflito de gerações: as gerações mais velhas mais apologistas dos três primeiros filmes, e as gerações mais novas mais fãs dos últimos três episódios.

para mim, pessoalmente, este é um aspecto de difícil resolução, o primeiro filme originalmente designado de ‘the star wars: adventures of the starkiller’, e depois rebaptizado ‘a new hope’, data de 1977 (precisamente o ano em que também eu vim para este mundo), o segundo episódio ‘star wars: the empire strikes back’ saiu em 1980, contava eu apenas 2/3 anos, e o terceiro da primeira série ‘star wars: return of the jedi’ em 1983, quando eu andaria pelos 5/6 anos… pelo que visionei a trilogia já fora do seu tempo, uma série de anos depois, julgo que até já nos anos ’90.

do que me fica, depois de visionar esta segunda trilogia: ‘star wars: the phantom menace’ (1999), ‘star wars: attack of the clones’(2002) e ‘star wars: revenge of the sith’ (2005), é uma sensação de nítida preferência pelos primeiros episódios, ainda que hoje aparentem algum amadorismo e uma ingenuidade cativantes, que no fundo lhes dão o brilho superior a esta nova série, muito mais mecânica e fria.

star wars : site oficial