improvement makes straight roads, but the crooked roads without improvement, are roads of genius. william blake <>if music be the food of love, play on… William Shakespeare
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Ele há coisas na vida que realmente são regeneradoras e que aguçam a criatividade. Por isso, e a pedido de várias famílias, e como parece que isto já vai sendo quase que uma colecção de 'cromos' aqui vai o registo / inventário do nick camaleão...

PODE O GOVERNO SFF COLOCAR EM LINHA OS ESTUDOS SOBRE O AEROPORTO DA OTA PARA QUE NA SOCIEDADE PORTUGUESA SE VALORIZE MAIS A 'BUSCA DE SOLUÇÕES' EM DETRIMENTO DA 'ESPECULAÇÃO'?

JÁ AGORA: PODE O GOVERNO, A CM DE ESPINHO E A REFER SFF COLOCAR EM LINHA OS ESTUDOS E PROJECTOS SOBRE O 'ENTERRAMENTO DA LINHA FÉRREA NA CIDADE DE ESPINHO'? CLICAR AQUI PARA SABER MAIS

25 outubro 2005

um espectáculo assombroso



sentado na plateia do aveirense, aguardando o início do espectáculo.
as luzes apagam-se. alguns sons começam por ecoar no espaço.
imagens surgem projectadas na tela.
jogos de luzes são cuidadosamente manipulados.

os sons vão-se afirmando, desde suaves e quase imperceptíveis sons, como as ondas calmas do mar, até tresloucados arrepios em crescendo de acordes graves e alterações súbitas e misteriosas de registo, que preenchem por completo o vazio instalado num espaço em penumbra, ao ponto de fazer transbordar incrivelmente uma miríade de sensações verdadeiramente assombrosas.

um olhar atento na ficha técnica mostra que todos aqueles sons são interpretados apenas por um homem, ou melhor, por um homem e o seu acordeão, para ser mais exacto. mais, todos os sons e samples são originados ao vivo a partir da voz e do acordeão, não existindo lugar para a transmissão de registos previamente gravados.

kimmo pohjonen é o homem responsável por esta paleta extraordinária de sons, cujas pinceladas musicais revelam o seu raro génio para redefinir o género e recalibrar o paradigma vigente, tornando-o num arauto do século que há-de vir.

num artigo que se pode ler no seu site oficial, kimmo pohjonen é descrito como um “padre pagão que segue exorcizando os demónios do seu meio, libertando o seu instrumento de todo e qualquer lastro histórico. nas suas mãos, o acordeão não é um fole ofegante retirado da prateleira de vez em quando para reviver as gingas remanescentes do antigamente. nas suas mãos, o acordeão ganha vida com a promessa do amanhã e o som do futuro.”

dito de outra forma, não é um intérprete, cuja acção expectável seria a de interpretar e/ou reproduzir temas no seu estado mais primoroso… kimmo pohjonen é um criador

mas a inovação não se dá apenas nos sons que arranca do instrumento. o próprio espectáculo é também ele uma encenação verdadeiramente completa e minuciosamente trabalhada e sincronizada com um conjunto de equipamentos de ‘modelação do som’ e a sua própria voz, contando com a preciosa contribuição do ‘sound-light-multimedia design’, transformando a actuação num evento integrador e futurista.

o efeito do desconhecido, do que há-de vir, e que não se conhece, é transmitido pela sensação do espectador absorto num estado de ansiedade medonho, de assombro, fomentado pelo ambiente obscuro criado e cimentado pelos arrepios dos sons e pelos tremores e grunhidos vocais animalescos

simultânea e curiosamente, remete para um tempo anterior e distante, diria mitológico, medieval ou pagão, da encenação de exorcismo quase demoníaco que deixa qualquer um sem respirar

animator / kimmo pohjonen
site oficial
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