improvement makes straight roads, but the crooked roads without improvement, are roads of genius. william blake <>if music be the food of love, play on… William Shakespeare
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Ele há coisas na vida que realmente são regeneradoras e que aguçam a criatividade. Por isso, e a pedido de várias famílias, e como parece que isto já vai sendo quase que uma colecção de 'cromos' aqui vai o registo / inventário do nick camaleão...

PODE O GOVERNO SFF COLOCAR EM LINHA OS ESTUDOS SOBRE O AEROPORTO DA OTA PARA QUE NA SOCIEDADE PORTUGUESA SE VALORIZE MAIS A 'BUSCA DE SOLUÇÕES' EM DETRIMENTO DA 'ESPECULAÇÃO'?

JÁ AGORA: PODE O GOVERNO, A CM DE ESPINHO E A REFER SFF COLOCAR EM LINHA OS ESTUDOS E PROJECTOS SOBRE O 'ENTERRAMENTO DA LINHA FÉRREA NA CIDADE DE ESPINHO'? CLICAR AQUI PARA SABER MAIS

03 novembro 2005

are you sad? everybody is sad!



kenji (tadanobu asano) é um personagem extremamente complexo que se esconde por trás da figura de um pacato bibliotecário japonês destacado num serviço cultural na tailândia. é obsessivo-compulsivo e nutre um fascínio particular pela morte, tendo desenvolvido tendências suicidas

mas como ele diz, no inicio do filme, os motivos que o levam a tentar cometer suicídio estão longe de ser os habituais relacionados com problemas pessoais, profissionais ou económicos. ‘tenta’ porque sempre que kenji engendra uma nova forma de terminar com a sua vida, no momento da sua efectivação, há sempre algo, ou alguém que o impede, por acaso: quer seja a campainha, o despertador, o irmão que chega a sua casa para o visitar, etc

solitário, vivendo num país que lhe é estranho, e sem dominar a língua, kenji vai resistindo aos avanços da sua colega, enquanto simultaneamente dedica a sua atenção a observar nid (laila boonyasak), uma jovem frequentadora da biblioteca, levando posteriormente para casa o mesmo livro que ela tinha consultado: um livro de literatura infantil, que a tradução para o inglês intitula de ‘the last lizard’ (*), mas cujo título será mais próximo de ‘the other side of loneliness’

‘one day the lizard woke up and realized, that it was all alone on this earth’. assim começa o livro. certamente, que este facto será razão fundamental de várias situações em que se observam lagartos nas diferentes cenas. e kenji a personificação do lagarto, desenvolvendo assim particular ‘ligação’ com a jovem

as vidas de kenji e noi cruzam-se devido a uma sucessão de acontecimentos, com tanto de inesperado como de trágico. depois de assistir à morte do irmão, em sua própria casa, e vingando imediatamente assassinando o mafioso com a arma que curiosamente tinha adquirido para por termo à sua vida, kenji decide suicidar-se atirando-se de uma ponte. esta nova tentativa é travada pelo impacto de um acidente que ocorre justamente na ponte, depois de nid sair abruptamente do carro onde seguia com a sua irmã, noi (sinitta boonyasak), em virtude da briga que vinham tendo, e ser mortalmente atingida [nid e noi são, na realidade, irmãs]

a partir daqui desenvolve-se uma relação entre estes dois personagens, que acabaram por ter perdas semelhantes em tão pouco espaço de tempo: ambos perderam os irmãos. mais do que isso, ambos encontram-se numa encruzilhada nas suas vidas. sem destino visível e previsível refugiam-se na ‘companhia física’ um do outro após kenji pedir a noi para passar uns dias em sua casa. mas as semelhanças acabam aqui: eles não podiam ser mais diferentes

num filme construído em torno de um jogo infinito de inversões e opostos, com personagens estrangeiros em países distantes, o protagonista japonês que mora na tailândia e a tailandesa prestes a mudar-se para o japão, kenji e noi constituem duas personalidades diversas que precisam de aprender a conviver, e que de um modo inesperado se vêem numa situação onde têm de partilhar a casa, e de certo modo as suas vidas, ainda para mais com alguém que é a sua verdadeira antítese. kenji vê-se assim mergulhado num mundo de desarrumação e desorganização que lhe é completamente estranho, ele que compulsivamente tem tudo organizado e catalogado, limpo e arrumado

no fundo são duas pessoas que se vão conhecendo e, apesar das suas visíveis diferenças, vão criando laços, ao ponto de se gerar uma certa forma de amor. mas esta relação é construída numa linha muito ténue e assente numa grande tensão, onde a cada instante se gera uma intensa mediação entre as suas vidas e temperamentos opostos e distantes. desde logo os jogos de silêncio, próprios e simultaneamente impostos, já que um não fala a língua do outro, onde acabam por dialogar em inglês

o filme apresenta sentimentos bem reais e comuns, vistos de uma forma peculiar e cativante, podendo-se assistir a uma talentosa construção de um contexto onde se alternam de forma absolutamente coerente presente-passado (e, futuro), sonho-realidade, vida-morte, ordem-caos.

talvez seja esta última oposição a mais marcante no filme, enquanto kenji ajuda a ordenar a vida de noi, pacientemente arrumando a sua casa transfigurando-a completamente [tendo inclusive gasto cerca de 1,350 baht em produtos de limpeza (cerca de 30 euros)], a acção de noi tem o papel de reintroduzir um pouco de caos na vida do bibliotecário. será possível que os dois venham a formar, à sua maneira, uma espécie de par perfeito?!

é um filme cativante, em que à medida que as personagens se descobrem, tem uma extraordinária capacidade de seduzir o espectador, num jogo fascinante em que a narrativa se constrói e desconstrói a cada momento

à sua maneira, este é um filme de amor. o título tailandês significa, literalmente, ‘história de amor, pouco, grande’ num jogo de palavras com noi e nid que significam ‘pouco’ e ‘pequeno’ respectivamente. as duas palavras são também os nomes das duas irmãs, de tal modo que o título poderá também significar ‘história de amor de noi e nid, grande’ (mahasan = infinitamente muito, grande quantidade), o que poderá resultar em ‘pequena história de amor que é grande’

a destacar ainda a excelente cinematografia que ficou a cargo do conceituado christopher doyle (habitual colaborador de wong kar wai), e que consegue fotogramas de grande beleza e ao mesmo tempo de um grande realismo, dando um ar mais terreno a história

a reter igualmente a tocante banda sonora da autoria de hua-lampong riddim. fica aqui uma pequena amostra com esta faixa:
gravity / hua-lampong riddim featuring dharini divari (last life in the universe, 2003)
clicar aqui para ouvir

curiosidade:
o hino nacional tailandês é difundido todos os dias, às 8 da manhã, na rádio e na tv. o hino é ouvido imediatamente antes de se ver kenji e noi em casa de noi

última vida do universo / last life in the universe / ruang rak noi nid mahasan
pen-ek ratanaruang, 2003
sítio oficial

(*)
visto como uma referência ao importante e reconhecido autor nipónico yukio mishima, que cometeu seppuku / hara-kiri (suicídio espetando uma pequena faca no estômago), e que participou no filme 'black lizard' / kurotokage (1968), dirigido por kinji fukasaku