Statcounter

improvement makes straight roads, but the crooked roads without improvement, are roads of genius. william blake <>if music be the food of love, play on… William Shakespeare
.
Ele há coisas na vida que realmente são regeneradoras e que aguçam a criatividade. Por isso, e a pedido de várias famílias, e como parece que isto já vai sendo quase que uma colecção de 'cromos' aqui vai o registo / inventário do nick camaleão...

PODE O GOVERNO SFF COLOCAR EM LINHA OS ESTUDOS SOBRE O AEROPORTO DA OTA PARA QUE NA SOCIEDADE PORTUGUESA SE VALORIZE MAIS A 'BUSCA DE SOLUÇÕES' EM DETRIMENTO DA 'ESPECULAÇÃO'?

JÁ AGORA: PODE O GOVERNO, A CM DE ESPINHO E A REFER SFF COLOCAR EM LINHA OS ESTUDOS E PROJECTOS SOBRE O 'ENTERRAMENTO DA LINHA FÉRREA NA CIDADE DE ESPINHO'? CLICAR AQUI PARA SABER MAIS

19 agosto 2005

projectos motor/âncora

no sentido do que vem sendo referido no âmbito do presente programa, e na prossecução dos objectivos estratégicos e genéricos que vêm sendo defendidos, a força espinho entende como necessários e como catalisadores das dinâmicas enunciadas os seguintes projectos motor / âncora:


enterramento da linha de caminho de ferro (prolongamento do…)

o enterramento da linha de caminho de ferro no troço central da cidade de espinho é uma grande vitória do concelho de espinho. no entanto, a força espinho é da opinião de que o actual projecto não responde consentaneamente aos desafios que se colocam ao concelho de espinho, ao condicionar indefinidamente o desenvolvimento urbano da cidade para sul, acrescido do facto de estabelecer novas barreiras, à já de si ‘afastada’ população da zona da marinha e do bairro piscatório.

tal proposta, do prolongamento do enterramento, pretende contribuir para a continuidade do sentido de pertença ao espaço urbano da cidade de espinho, sem criação de barreiras físicas que impeçam a total permeabilidade e fruição dos espaços, contribuindo, de igual modo, para a integração e interligação das diferentes áreas que compõem o ambiente urbano, numa relação expressiva por forma a constituírem sequências coerentes, num âmbito mais alargado da unificação e coesão interna da cidade.

mais gravoso que isso, no entender deste movimento, é impeditivo de uma intervenção de âmbito mais global e decisivo para o futuro, e que impede nomeadamente a concretização de grandes projectos como os que a força espinho propõe nesta secção.


estudo urbanístico da área à superfície a libertar em virtude do enterramento da linha

o enterramento da linha proporciona a libertação de um enorme espaço à superfície de mais de 60 hectares, providenciando uma oportunidade única de levar a cabo uma intervenção de requalificação do espaço público permitindo futuramente a sua fruição segura e descontraída, podendo-se constituir como um novo ‘landmark’ e âncora de atracção de visitantes, possibilitando a realização de actividades de recreio e de lazer, e servir de palco às mais variadas manifestações de índole artístico, cultural, social e político.

dada a concordância genérica da população sobre o enterramento da linha férrea, apresenta-se como uma oportunidade extraordinária de congregar os habitantes através do seu envolvimento em torno de um objectivo comum de pensamento e construção do seu espaço colectivo, naquilo que se poderia afirmar como uma intervenção enquadrável no lote das boas práticas de requalificação de áreas urbanas e dos espaços colectivos com o envolvimento efectivo da população.

neste sentido, a força espinho propõe levar a cabo a realização de um concurso internacional de ideias, a par de um conjunto de iniciativas, a realizar localmente, no sentido da auscultação da população, bem como envolver a comunidade neste processo, nomeadamente as escolas e outras instituições.


centro intermodal de transportes

para a afirmação de espinho como pólo de referência a nível regional, é fundamental que os acessos ao seu núcleo urbano mais importante, a cidade de espinho, aconteça de forma qualificada e enriquecedora, quer para os seus habitantes, quer para os visitantes. é inconcebível que ao nível dos transportes públicos não exista já uma infraestrutura que responda adequadamente às necessidades e às exigências, de acesso, conforto e comodidade.

a força espinho, no quadro daquilo que se defende como intervenção mais alargada, entende que o enterramento da linha de caminho de ferro (prolongado relativamente ao projecto actual), possibilita a concretização de uma infraestrutura intermodal de transportes, junto à área da estação de espinho-vouga / antigo cais de mercadorias da cp, associando a nova estação da cp, e as estações terminais dos ‘metros’ ligeiros (metro do porto e metro do vouga), bem como de uma central rodoviária e uma central de táxis.

acresce ainda a oportunidade da criação de um espaço público de referência, uma praça, que poderá acontecer em frente da ex-fábrica brandão gomes, que permitirá afirmar-se como elemento qualificador e enriquecedor da área, ao contrário de ser apenas mais um equipamento despercebido na cidade.


metro do porto

na sua afirmação no âmbito da área metropolitana do porto, e dado o volume de movimentos diários entre espinho e o porto, o metro do porto deve expandir a sua rede até à cidade de espinho. a força espinho entende que o concelho, no quadro da estratégia que se desenha no presente programa, não pode ficar de fora deste projecto estruturante da região metropolitana do porto, e dado o seu contexto polinucleado, e no sentido de um desenvolvimento em rede de pólos e aglomerados urbanos, a cidade de espinho não pode ser excluída de uma infraestrutura de transportes como esta.


metro do vouga

tal como se defende nos contributos para uma visão de futuro, a transformação da actual linha do vouga numa infraestrutura de transportes semelhante à do metro do porto é fundamental para a afirmação do concelho de espinho como elemento ‘rotativo’ entre a feira e o porto, designadamente.

essa transformação deve incidir numa modernização do actual serviço, com duplicação da via, nos troços de maior tráfego, com correcção de traçados e de percursos, bem como dos locais de paragem.

este grande projecto permitirá, na área correspondente ao concelho de espinho, correcção de percurso e de traçados por forma a servir pontos chave das freguesias de silvalde e de paramos, contribuindo para o reforço dos acessos de transportes públicos ao ‘centro’ do concelho.

uma ligação importante será concerteza a ligação ao europarque, providenciando uma ligação directa, rápida, cómoda e segura entre esta grande infraestrutura e o concelho de espinho, permitindo usufruir das externalidades positivas daquele equipamento, podendo captar para fins turísticos os seus utilizadores, que poderão pernoitar mais facilmente em espinho, ou que usarão espinho como meio de chegar aquele local.


cidade desportiva

a condição desportiva é essencial na sociedade moderna contribuindo decisivamente para o seu bem-estar. a constituição de uma ‘cidade desportiva’ através de complementaridades entre as actuais infraestruturas existentes (nave desportiva, complexo de ténis) e as previstas (estádio municipal) é uma proposta que se assume também como um elemento estruturante neste programa.

deve ser realçado que tal ‘cidade desportiva’ será constituída na base destes equipamentos destinados à competição em complementaridade com outros destinados ao usufruto casuística ou programado, no âmbito de acções de mera utilização espontânea ou da utilização no âmbito da formação desportiva.

a cidade desportiva contará com circuitos de manutenção, pistas pedonais e cicláveis, e outras infraestruturas adequadas.


estrutura ecológica

no sentido da prossecução de um quadro ambiental de referência e na busca de uma situação de equilíbrio sustentado entre a ocupação humana e a estrutura biofísica de suporte, a força espinho defende a constituição de uma estrutura ecológica assente nos valores ambientais e paisagísticos presentes no concelho, nomeadamente estabelecendo as conectividades entre os diferentes elementos, no duplo sentido, seja da sua preservação, seja no seu usufruto compatível com a conservação dos elementos essenciais.

esta estrutura ecológica passa decisivamente pela constituição de complementaridades entre os vários espaços do concelho, designadamente da cidade desportiva, e dos elementos naturais tais como a mancha florestal a nascente, as ribeiras, a lagoa de paramos / barrinha de esmoriz, e a costa marítima.